X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 77

A série “O Livro dos Espíritos” estuda o capítulo VIII da segunda parte. Em face do título, “Da Emancipação da Alma“, Marcelo Uchôa faz um paralelo com a legislação humana. Para esta, emancipar-se significa ter autonomia perante a sociedade e ser capaz de responder pelas consequências dos próprios atos.

Algo não muito diferente é descrito na obra-mãe do Espiritismo. Neste episódio, em especial, o foco está nas chamadas visitas espíritas. Allan Kardec denomina dessa forma os encontros entre encarnados em desdobramento durante o sono.

Marcelo lembra que esse conteúdo, ampliado, está presente também no capítulo VII de “O Livro dos Médiuns”. E ressalta que, no caso em tela, emancipação e desdobramento são termos sinônimos. E as questões do trecho vão abordar as situações e as motivações desses contatos extracorpóreos.

Durante o sono do corpo, a alma pode viajar para lugares distantes a fim de encontrar pessoas queridas. É capaz ainda de participar de reuniões numerosas. Dessas experiências vêm as intuições e as sensações de deja-vú. Contudo, os benfeitores respondem que essas vivências não podem ser tratadas como uma espécie de existência alternativa. É a mesma, mas em fases distintas.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment