X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 80

O episódio da série “O Livro dos Espíritos” focaliza o sonambulismo. Esse item fez parte do capítulo VIII da segunda parte, “Da Emancipação da Alma”. Marcelo Uchôa ressalta tratar-se de um tema denso, amplo e que pede dedicação.

Assim, utilizou uma obra subsidiária para comentar as questões propostas por Allan Kardec. Em “Recordações da Mediunidade“, Yvonne Pereira relata algumas de suas experiências como médium, considerada exemplar. O livro, que teve orientação de Bezerra de Menezes, destaca, entre outras, a capacidade sonambúlica pela ótica do Espiritismo.

O trecho em estudo compreende 14 questões. Elas exploram o assunto como num verdadeiro tratado. Os benfeitores esclarecem ser o sonambulismo uma faculdade específica. Convém administrá-la para fins úteis. Portanto, quem possui o dom de exercê-lo deverá prestar contas de sua utilização.

Essa forma de emancipação, ensinam os Espíritos, figura-se mais ampla do que no sonho. O corpo, em letargia, é usado como objeto. Assim, o sonâmbulo acessa conhecimentos e experiências de maneira plena. E, em contato com desencarnados, pode transmitir aquilo que apreende do mundo imaterial. Só nesse caso, em razão dessa interação, salienta Marcelo, ocorre o fenômeno mediúnico.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment