X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 81

O capítulo VIII da segunda parte de “O Livro dos Espíritos” é “Da Emancipação da Alma”. Em sua conclusão, Allan Kardec trata de situações específicas. Entre eles, a letargia e a catalepsia, o sonambulismo e o êxtase. Este último caso constitui o foco do episódio.

Marcelo Uchôa apresenta o significado do termo antes de se dedicar ao conjunto de questões. Os benfeitores explicam que, no êxtase, o Espírito é ainda mais independente do que no sonambulismo. Mas, não importa o caso, desses tipos de experiência do encarnado, obtem-se a dimensão da imortalidade.

Vale destacar algumas nuanças sobre aquilo que relatam os extáticos. Em sua vivência, eles podem acessar realidades e mundos distantes das condições terrenas, inclusive em termos de evolução. Acontece que nem tudo podem compreender e expressar fielmente na linguagem humana.

Nesses casos, Marcelo alerta para o risco da fascinação, que é uma das formas de obsessão. Em razão de experiências de êxtase, o médium talvez se engane. Por julgar ter contato com algo ainda inacessível ao ser humano, pode se tornar “joguete de Espíritos mistificadores”.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment