X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 83

O episódio conclui o estudo do capítulo “Da Emancipação da Alma“. Este é o VIII da segunda parte de “O Livro dos Espíritos“. Após agrupar questões sobre fenômenos específicos, Allan Kardec conclui com uma dissertação.

Nesse texto, dedica-se à descrição e à comparação de três desses tipos de desprendimento da alma. “Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da dupla vista” recebe os comentários de Marcelo Uchôa. E ele destaca o material como resultado da abordagem científica empreendida pelo codificador em sua investigação.

A maior parcela do resumo volta-se ao sonambulismo. Kardec diferencia a modalidade espontânea da artificial, ou magnética. E menciona criticamente a exploração desta com caráter de espetáculo.

No entanto, percebe-se o objetivo de cotejar as três formas. Além de conceituá-las, aponta para cada uma: o nível de lucidez do indivíduo, sua capacidade de percepção da realidade espiritual e a possibilidade de interação com os desencarnados.

Marcelo reforça que somente nesta última situação verifica-se o intercâmbio mediúnico. E chama atenção para dois aspectos. Sonambulismo, êxtase e dupla vista são faculdades da alma e estão inseridas nas possibilidades de sua natureza.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment