X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 25

O segundo capítulo da parte experimental de “O Livro dos Médiuns” intitula-se “Das manifestações físicas; das mesas girantes”. Marcelo Uchôa inicia o estudo dele neste episódio. Allan Kardec escolheu com zelo o primeiro tipo de expressão mediúnica a descrever na obra. Foi ela que arrebatou a Europa do século XIX. E que resultou no interesse do professor Rivail.

Esta série é produzida pelo projeto audiovisual Espiritismo e Mediunidade. Seus idealizadores são Marcelo e a esposa, Regina Mercadante.

Antes de ingressar no novo capítulo, o apresentador conclui a exposição de Kardec sobre o perispírito. Como um elemento tão sutil pode movimentar corpos densos? A resposta é brilhante. O conceito de perispírito é fundamental para a compreensão da mediunidade.

A menção às mesas girantes no título é simbólica. O codificador reconheceu no fenômeno um marco na gênese da Doutrina Espírita. Porém, à época de seu trabalho na Codificação, aquela moda já havia decaído. Restaram as causas inteligentes por trás das pancadas e dos movimentos.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment