X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 45

O capítulo 6 de “O Livro dos Médiuns” dedica-se às manifestações visuais. Allan Kardec, apoiado pelas explicações dos Espíritos, descreve como se dão as aparições. Igualmente importante, ele as diferencia de outros fenômenos naturais em que não há mediunidade.

Assim são, por exemplo, os sonhos, as alucinações e os “Espíritos glóbulos”, tema deste episódio. Marcelo Uchôa apresenta esse sistema de falsa manifestação que, à época da Codificação especialmente, gerava autoenganos.

Esta série tem produção de Marcelo e da esposa, Regina Mercadante. O casal realiza o projeto Espiritismo e Mediunidade. Pela iniciativa, produzem este e outros estudos de obras espíritas em vídeo.

Esses “glóbulos” nada mais são do que vultos e formas vaporosas vistos em consequência de imperfeições no globo ocular. Pequenas manchas no humor aquoso ou na íris associadas a uma mente exaltada conduziam à impressão de se ver uma entidade.

Kardec explica a origem fisiológica. Trata ainda da forte contração dos músculos oculares, o que também produz imagens irreais. Antes de se creditar uma visão na conta da mediunidade, ele reforça, é necessário refutar possíveis causas mais simples.

Ananias:
Leave a Comment