X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 44

O tema do episódio é bastante sério e delicado. Allan Kardec intitulou o trecho do texto de “Médiuns interesseiros”. Diretamente ao ponto, o tema são os médiuns que recebem para atuar no fenômeno. E não importa o tipo de recompensa, dinheiro, presentes ou mesmo prestígio social. Dito de outra forma, trata-se do comércio da mediunidade.

O tópico está no diálogo de Kardec com um visitante cético. Este interlocutor, visando colocar o Espiritismo em xeque, provoca. Chega a questionar se não seria justo ser recompensada a pessoa que possibilita o intercâmbio com os Espíritos e nessa tarefa investe seu tempo.

As respostas do codificador são exemplares. Naquela época, a Europa vivia uma febre de interesse pela mediunidade. Mas o que pensar de alguém que cobrasse pelo “serviço” de trazer do além notícias sobre alguém a entes queridos saudosos que se dispuseram a pagar? A comunicação seria confiável? E, se porventura se desse, de fato, o intercâmbio, que tipo de entidade se prestaria a ela, mediada por pagamento?

Kardec afirma que retribuições nada afetam o êxito da mediunidade. E explica por que. Marcelo Uchôa complementa as justificativas. Lembrando o modelo de Chico Xavier, o apresentador reforça a dádiva do dom sobre o qual o médium não tem controle.

Ananias:
Leave a Comment