X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 11

Kardec pergunta ao Espírito de Verdade que circunstâncias poderiam levá-lo a falhar na tarefa da codificação. E a resposta é tanto clara quanto impactante. Este é o ponto que Marcelo Uchôa comenta no episódio. A série sobre “O que é o Espiritismo” é parte do projeto Espiritismo e Mediunidade. Ele e a esposa Regina Mercadante são os responsáveis.

A leitura é da biografia escrita por Henri Sausse. Ela foi incluída na edição brasileira do opúsculo. O professor Rivail passa a participar das reuniões mediúnicas. Interessa-se pela hipótese de as manifestações possuírem, de fato, causas inteligentes. E inicia seu trabalho experimental.

Seu diálogo com o benfeitor responsável pela Terceira Revelação é riquíssimo. Dá a dimensão da missão árdua que Kardec teria pela frente. Como também atesta seu feitio moral. O Espírito de Verdade aconselha o codificador sobre as virtudes necessárias para levar a empreitada a termo. “Para tais missões, não basta a inteligência”. Enfrentar a oposição humana requeria virtudes das mais nobres.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment