X

O QUE É O ESPIRITISMO – Episódio 17

Este episódio se sustenta em um ponto crucial. Allan Kardec diz por que escreveu “O que é o Espiritismo”. Mais significativo, talvez, identifica para quem fez o livro. Marcelo Uchôa contextualiza os esclarecimentos, tomando trechos de outas obras da Codificação Espírita.

Trazer a Doutrina aos olhos da atualidade é um dos méritos desta série. Essa constitui uma característica do projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus idealizadores são Marcelo e a esposa, Regina Mercadante.

“O que é o Espiritismo” é de 1859, apenas dois anos após “O Livro dos Espíritos”. É um livro de suporte à filosofia nascente. O codificador confirma que seu objetivo foi resumir seus princípios com o opúsculo. Assim, buscava atingir os descrentes e os céticos. Eram eles o alvo da divulgação, não os seguidores de outras religiões.

E Marcelo aproveita essa clareza para fazer comentários pertinentes. Só a prática do bem e da caridade importa. Quem assim age está sob as vistas amorosas de Deus, que não vê qual é a religião dessa pessoa. A fé sem obras é morta.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment