X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 33

Marcelo Uchôa inicia o estudo do diálogo com o cético. E elenca todos os assuntos que serão trabalhados nesta etapa. No episódio passado, ele conclui a conversa com o crítico. Elas fazem parte do capítulo “Pequena conferência espírita”. Além destes dois visitantes, Allan Kardec recebe ainda um padre.

O registro desses três duelos intelectuais é uma síntese do propósito de “O que é o Espiritismo”. Eles reproduzem os questionamentos e as dúvidas mais comuns sobre a Doutrina que chegavam ao codificador. E trazem suas elucidações brilhantes e firmes.

Esta série é produzida por Marcelo e por sua esposa, Regina Mercadante. Eles são os idealizadores do projeto de estudos audiovisuais Espiritismo e Mediunidade. No início da nova conversa, o cético reconhece ser leigo sobre a nova filosofia. Contudo, questiona a Kardec o emprego de neologismos para referenciá-la.

O apresentador relembra a introdução de “O Livro dos Espíritos”. No primeiro parágrafo, o autor da obra justifica a criação do nome Espiritismo. “Para coisas novas são necessários termos novos”. O tema dá ensejo para o codificador discorrer sobre espiritualismo. E, especialmente, para diferenciá-lo da nova Doutrina.

Ananias:
Leave a Comment