X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 34

Conhecer o momento em que nasce a Doutrina Espírita ajuda na compreensão de suas características. E também de algumas escolhas feitas por Allan Kardec. Aqui, Marcelo Uchôa traça esse panorama. A contextualização social e científica de meados do século XIX é o pano de fundo do episódio.

O estudo dedicado a “O que é o Espiritismo” é produzido por Marcelo e pela esposa, Regina Mercadante. Eles são os responsáveis pelo projeto Espiritismo e Mediunidade, que tem outras séries audiovisuais. Estamos no capítulo “Pequena conferência espírita”. Nele, Kardec dialoga com três divergentes da nova filosofia. Neste ponto, o foco é a conversa com um cético.

Esse visitante questiona, com intenções secretas, se os fenômenos observados então na Europa eram verificados também nas Américas. E o codificador insere a Doutrina no escopo das ciências naturais. Lembra que, como ocorre com estas, os métodos poderiam divergir. Os resultados, porém, apontavam para o mesmo teor.

E Marcelo aproveita para enaltecer a importância histórica do Espiritismo. Ele conciliou ciência e religião. As leis universais foram compreendidas como instrumentos divinos.

Ananias:
Leave a Comment