X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 35

No capítulo “Pequena conferência espírita”, Allan Kardec conversa com três adversários da Doutrina Espírita. Ele os identifica como crítico, cético e um padre. Estamos estudando o segundo diálogo. E o cético questiona se as manifestações mediúnicas, por se darem também fora dos contextos doutrinários, podem ter origem distinta daquela “que os espíritas lhes atribuem”.

Então, o codificador passa a discorrer sobre os fenômenos espíritas simulados. Marcelo Uchôa apresenta e comenta as argumentações. Esta série é produzida por ele pela esposa, Regina Mercadante. Eles idealizam e desenvolvem o projeto Espiritismo e Mediunidade.

Como sempre, Kardec tem raciocínios claros e incisivos. De pronto, ele admite os casos de embuste. Sim, havia e ainda há quem simule o intercâmbio com a espiritualidade para retirar vantagens. Marcelo esclarece que não se deseja criticar as práticas de leitura de sorte e afins. E reconhece a possibilidade da mediunidade nesses casos. Contudo, reafirma não serem esses os objetivos do Espiritismo.

O codificador sustenta que a falsificação não prejudica a referência original. Ao contrário, engrandece as manifestações legítimas atraindo para elas o interesse sério.

Ananias:
Leave a Comment