X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 36

Allan Kardec recebe um “visitante” cético. E a conversa motiva o codificador a atestar a “impotência dos detratores” da Doutrina. Ou seja, os adversários que a contestam não têm força intelectual e/ou moral de barrar seu avanço.

Marcelo Uchôa detalha e comenta essa argumentação. Ela faz parte do capítulo “Pequena conferência espírita”, que é uma espécie de síntese de “O que é o Espiritismo”. As questões feitas por um crítico, um padre e esse cético congregam muitas das incompreensões sobre o Espiritismo em seu advento. E as respostas são recursos de esclarecimento poderosos.

Esta série tem produção de Marcelo e da esposa, Regina Mercadante. O casal é responsável pelo projeto Espiritismo e Mediunidade.

E por que os opositores da Doutrina são impotentes? Este episódio traz dois argumentos centrais. O primeiro é que os críticos destacavam na Terceira Revelação o fenômeno mediúnico. Contudo, seu real fim é a transformação moral calcada em ideias.

E o segundo, a falsa noção de que sua fonte concentrava-se nele, Kardec. Ele explica, ao contrário, que se tratava de uma expressão global. Era a manifestação multifocal da vontade de Deus e, portanto, irrefreável.

Ananias:
Leave a Comment