X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 38

A relação do Espiritismo com o pensamento e a comunidade científica é o tema central deste episódio. O estudo segue no capítulo “Pequena conferência espírita”. Allan Kardec dialoga com um cético quanto à realidade espiritual e a mediunidade. E este visitante questiona por que os homens de ciência na Europa, naquele período de meados do século XIX, também refutavam as teses da nova doutrina.

O codificador apresenta argumentação arguta e segura. E Marcelo Uchôa faz comentários muito apropriados. Usar de opinião para confrontar a ciência não é apenas ingênuo. Representa atitude arrogante e desrespeitosa.

O apresentador e a esposa, Regina Mercadante, são os idealizadores do projeto Espiritismo e Mediunidade. A iniciativa produz séries audiovisuais como esta, dedicadas ao ensino de obras espíritas.

Primeiramente, Kardec refuta a afirmativa do cético. Desde o seu surgimento, o Espiritismo atraía pessoas dedicadas à ciência. De toda forma, ele afirma, crer ou não em seus princípios é questão individual. Como qualquer inovação científica, as ideias espíritas seriam confirmadas pelas gerações futuras.

Ananias:
Leave a Comment