X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 42

Este episódio focaliza a “origem das ideias espíritas modernas”. Este subitem faz parte do diálogo de Allan Kardec com um visitante cético. Trata-se de uma linha de raciocínio do codificador sobre seu próprio trabalho de investigação. Ele vem desenvolvendo logicamente alguns princípios doutrinários e chega a esse ponto.

O objetivo de Kardec é diferenciar o caráter da relação com os desencarnados antes e após o advento do Espiritismo. Até então, o intercâmbio era tido como demoníaco e sobrenatural. Porém, a experimentação científica jogou novas luzes não apenas sobre a mediunidade como também sobre a natureza dos Espíritos.

A base desse ideário moderno concentra-se na inteligência dos interlocutores do além e no método de observação. O codificador descreve a trajetória que o levou a rejeitar a hipótese materialista na abordagem dos fenômenos.

Marcelo Uchôa relembra o propósito de “O que é o Espiritismo”. As questões mais recorrentes que chegavam ao professor Rivail estruturam o livro. E os três diálogos que compõem o capítulo em estudo portam boa parte dessas dúvidas e críticas.

Ananias:
Leave a Comment