X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 53

A primeira parte de “O que é o Espiritismo” compõe-se de três diálogos. Depois de um cético e um crítico, chega a hora de Allan Kardec debater com um padre. E essa conversa traduz mais uma situação simbólica do que propriamente uma interlocução que de fato se deu. Em evidência aqui, a relação entre a Igreja Católica – não só na França – e a Doutrina nascente.

Marcelo Uchôa apresenta o trecho destacando a postura do codificador, expressada de pronto. O objetivo dele não era convencer o clérigo sobre nada. A conversa gira em torno do respeito às divergências de ideias e à liberdade de expressá-las.

Kardec expõe em sua fala a necessidade de se debater sobre pensamentos e posições. Do contrário, ele repele a tática de se atacar o detentor das ideias de que se discorda. E Marcelo ressalta a atualidade desse alerta. Seja na esfera religiosa ou fora dela, tantas vezes confundimos os valores que queremos confrontar com o defensor deles.

Assim, o codificador deixa entender que sofria calúnias e ataques. O padre argumenta que não conseguia manter o controle dos fiéis.

Ananias:
Leave a Comment