X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 54

A Doutrina Espírita é uma filosofia cristã. Assim, possui caráter religioso. E, portanto, compartilha muitos princípios das denominações estruturadas na verdade messiânica de Jesus Cristo.

Entretanto, uma diferença fundamental é o fato de o Espiritismo constituir-se ciência. Essa característica a Codificação evidencia. Não existem dogmas espíritas, mas induções, inferências e certezas racionalmente testadas.

Algumas importantes similaridades e diferenças entre o Espiritismo e as religiões cristãs são abordadas neste episódio. Marcelo Uchôa lê e analisa um trecho da conversa de Allan Kardec com um padre. Esse diálogo integra a primeira parte do livro “O que é o Espiritismo”.

O sacerdote questiona a necessidade de surgimento de um novo corpo doutrinário cristão. O Catolicismo não bastaria como nutriente da fé? E o codificador, respondendo com novas perguntas, dá a entender que não. Afirma que a Igreja, com seus dogmas, demonstrava-se incapaz de preservar o homem moderno na crença em Deus. Já a Doutrina Espírita vinha ao mundo para apresentar fatos.

Ananias:
Leave a Comment