X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 56

Marcelo Uchôa conclui a primeira parte de “O que é o Espiritismo”. No episódio, apresenta a parte final do diálogo entre Allan Kardec e um padre. Eles seguem tratando da comunicabilidade dos Espíritos, especialmente dos “demônios”. Entretanto, a reencarnação constitui tema central.

O codificador destaca as encarnações sucessivas de um ser humano como expressão máxima do amor de Deus. E Marcelo ressalta não haver, de fato, ideia que melhor exprima esse magnânimo atributo do Criador. Se não fosse a reencarnação, como corrigir erros e situações dolorosas?

Os pontos de partida são duas abordagens do padre. Uma é a distinção que faz do princípio espírita ao dogma católico da ressurreição. E a segunda, a plausibilidade da metempsicose. Por essa hipótese, o Espírito humano pode reencarnar no corpo de um animal. Kardec refuta a ideia, segundo o Espiritismo, e assegura não haver retrocesso na evolução de um indivíduo.

E, ante o ceticismo materialista, ele reafirma a certeza da imortalidade da alma. Essa verdade, à época da publicação, já se comprovava por fatos, sem a necessidade de teorizações ou dogmas.

Ananias:
Leave a Comment