X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 66

A série de estudo volta a se debruçar sobre o texto de “O que é o Espiritismo”. Na segunda parte da obra, Allan Kardec recomenda ao leitor que visite dois trechos da Codificação. São eles a escala espírita – a partir da questão 100 de “O Livro dos Espíritos” – e o capítulo 24 de “O Livro dos Médiuns” – que trata da identidade das entidades comunicantes.

Marcelo Uchôa dedicou os três episódios anteriores a esse conteúdo paralelo que chamou de “hipertextos”. As duas leituras figuram-se fundamentais para se apurar o critério do intercâmbio mediúnico. A comunicação entre os dois planos – seja ela controlada ou espontânea e intuitiva – constitui princípio do Espiritismo. E convém adquirir consciência desses processos e da diversidade moral dos Espíritos interlocutores.

Um conceito importante trabalhado aqui é o de perispírito. O codificador oferece uma analogia para reafirmar a essência material do corpo espiritual. Sua natureza seria como a do vapor d’água: invisível, embora materialmente água. E Marcelo focaliza os argumentos de Kardec sobre o protagonismo perispiritual em qualquer processo mediúnico.

Ananias:
Leave a Comment