X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 69

O estudo de “O que é o Espiritismo” com Marcelo Uchôa está no capítulo 2. Após tratar das reuniões mediúnicas e das razões de se comunicar com Espíritos, Allan Kardec abre um novo item.

“Dos médiuns” traz conceitos que dizem respeito aos intermediários entre os dois planos da vida. Marcelo ressalta que esse trecho recupera princípios de “O Livro dos Médiuns”. Essa obra é anterior a “O que é o Espiritismo”.

Um dos tópicos é a distinção entre médiuns de efeitos físicos e de efeitos inteligentes. Além disso, ressalta-se a limitação dos tipos de mediunidade em cada um deles. Assim, são raros os que possuem desenvolvidas diversas expressões fenomênicas, como a psicofonia, a fala, a vidência, a cura etc.

Entretanto, o destaque do episódio concentra-se na relação entre o medianeiro e o desencarnado. O codificador salienta a necessidade de sintonia fluídica entre eles para que o fenômeno ocorra. E essa equiparação se dá no aspecto moral.

Ele afirma ainda que a manifestação sempre parte do plano espiritual. Ou seja, o médium jamais tem a segurança ou a autonomia de interagir, quando quiser, com determinada entidade.

Ananias:
Leave a Comment