X

#04 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | A TAREFA DOS GUIAS ESPIRITUAIS – 2ª PARTE

Os prefácios de Emmanuel são, literalmente, um capítulo à parte. O benfeitor apresentou boa parte das obras psicografadas por Chico Xavier, abrindo-as. Nessas ocasiões brilhava em seu poder de síntese poética. Contudo, sem ofuscar o teor das páginas seguintes.

Assim ocorre no texto de abertura do livro intitulado com seu nome. Publicado em 1937, foi o primeiro de centenas de sua autoria por meio da pena do médium mineiro. E é o tema de estudo desta série, produzida pelo portal Espiritismo.NET.

Os apresentadores iniciam a análise do prefácio de “Emmanuel” neste episódio. O título do texto é “A tarefa dos guias espirituais”. E se trata de um conteúdo tão denso e rico que eles se dedicam aqui somente à primeira frase. “Os guias invisíveis do homem não poderão, de forma alguma, afastar as dificuldades materiais dos seus caminhos evolutivos sobre a face da Terra.”

Gustavo Silveira, Thiago Barbosa e Jailton Pinheiro tecem ricas reflexões sobre esse pensamento. Eles explicam que o Espiritismo trouxe uma visão mais madura sobre a relação do indivíduo com seu mentor. Este sente apreço e compaixão por seu tutelado. Mas não cabe a ele impedir a experiência das provas ao encarnado, que depende delas para evoluir.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment