X

#23 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | A ASCENDÊNCIA DO EVANGELHO – 2ª PARTE

O episódio segue com as reflexões sobre a sublimidade de Jesus Cristo. No anterior, a série adentrou o segundo capítulo de “Emmanuel“, “Ascendência do Evangelho”. O benfeitor dedica o texto de abertura ao governador planetário. E fornece algumas informações sobre seu papel na história evolutiva da Terra e da humanidade.

O livro a que este estudo sequencial se dedica é o primeiro do autor espiritual psicografado por Chico Xavier. Dois anos após, ele trouxe “A Caminho da Luz”. E nessa obra ele fornece revelações mais amplas a respeito do Cristo, desde a formação do planeta até a atualidade.

De maneira sutil, o apóstolo João também apontou para essa perspectiva cristológica transcendente e atemporal no prólogo do seu Evangelho. Emmanuel inicia o capítulo mencionando o primeiro versículo desse trecho evangélico. E Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) leem todo ele, até o versículo 18.

Diferentemente dos demais Evangelhos, João destaca essa face espiritual e universalista de Jesus. Os amigos refletem sobre a descrição do Messias como verbo divino. E comentam o fato de, num segundo momento, ele ser apontado como a luz do mundo. Por fim, tratam dos desafios de seguir essa chama eterna. É um movimento que exige um esforço inicial da vontade.

Filosofia de Emmanuel é uma série produzida pelo portal Espiritismo.NET.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment