X

#31 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O EVANGELHO E O FUTURO

O livro “Emmanuel” foi psicografado por Chico Xavier em 1937. Um período conturbado que prenunciava uma das maiores tragédias da história, a 2ª Guerra Mundial. A série produzida pelo portal Espiritismo.NET estuda a obra. E, neste episódio, concluiu seu segundo capítulo, analisando o texto “O Evangelhoe o futuro”.

Como tratar do futuro naquela época tão nebulosa? Por certo, o benfeitor possuía ciência dos dramas que viriam a atingir a humanidade nos anos vindouros. E ele, de fato, não oferece prospecção das mais otimistas acerca da receptividade das propostas ensinadas por Jesus.

Emmanuel ressalta que as lições do Cristo ainda encontrariam, “por algum tempo, a resistência das trevas”. Sua conclusão é positiva, claro, pois a vitória do Evangelho sobre o planeta constitui certeza inarredável. No entanto, deixa a impressão de que as sombras muito ainda se adensariam antes desse alvorecer.

Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) comentam o texto. E reforçam um fato que já haviam destacado: o paralelismo entre o capítulo “A Ascendência do Evangelho” e o conteúdo de “A Caminho da Luz”. Tanto que, neste livro, há um capítulo intitulado “O Evangelho e o futuro”.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment