X

#35 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O CRISTIANISMO EM SUAS ORIGENS – 1ª PARTE

<span;>Após descrever sucintamente a gênese do Império Romano, Emmanuel dedica-se a “O Cristianismo em suas origens”. A série de estudo, realizada pelo portal Espiritismo.NET, analisa esse texto no episódio. Com ele, o benfeitor explicita a contradição entre os pródromos dos dois movimentos humanos, que, por interesses políticos, iriam confluir décadas mais tarde.
<span;>Gustavo Silveira e Jailton Pinheiro observam um detalhe no trecho. Por duas vezes, em duas frases seguidas, o autor utiliza o adjetivo “edificante”. Nos casos, ele se refere ao benefício de se rememorar o contexto dos primeiros cristãos e suas práticas. Ressalta, assim, a fidelidade e o destemor daquelas pessoas modestas que deram prosseguimento ao legado de amor de Jesus.
<span;>”Afrontando a morte em todos os caminhos, reconheceram, em breve, que inúmeros Espíritos oprimidos os aguardavam”, diz o texto. Os amigos que se revezaram nos comentários lembraram os diversos exemplos a confirmarem essa descrição nos romances históricos do próprio Emmanuel. Tratam-se de personagens inspiradores, como Lívia, Célia e Paulo de Tarso. De fato, é edificante espelhar-se neles, tarefa sempre desafiadora.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment