X

#36 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O CRISTIANISMO EM SUAS ORIGENS – 2ª PARTE

Quatro dos cinco romances históricos de Emmanuel retratam os ambientes do Cristianismo primitivo. As narrativas estão repletas de dor e fé, de sangue e fraternidade, de padecimentos e heroísmo. Loucura para os romanos, ser cristão nos primeiros séculos exigia convicção e muita coragem.

O episódio da série de estudo traz os ecos daqueles momentos cruciais para a sobrevivência do Evangelho no planeta. O benfeitor trata do contexto em “O Cristianismo em suas origens”. O texto integra o capítulo 3, “Roma e a humanidade”.

Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) refletem sobre a submissão confiante das mulheres e homens que abraçaram a bandeira de Jesus e sofreram todo tipo de ultraje por determinação do império. Assim, recordam vultos como Lívia Lêntulus e Simeão, Paulo e Estêvão, Célia e tantos outros.

“E todo o sangue dos mártires da fé transformou-se em sementeira bendita de crença e de esperança consoladora”, diz o autor. Árvore vigorosa após 20 séculos, os amigos lançam algumas perguntas intrigantes. Para os cristãos de hoje, quais são os circos e os leões? E quais os testemunhos que se esperam deles?

Filosofia de Emmanuel é um estudo produzido pelo portal Espiritismo.NET. Ele se dedica ao livro intitulado com o nome do benfeitor e psicografada por Chico Xavier em 1937.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment