X

#38 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | OS BISPOS DE ROMA

“Roma e a humanidade” é um capítulo do livro “Emmanuel”. Ele relata como se deu a cooptação do Cristianismo pelo Império Romano. E algumas trata de consequências dogmáticas empreendidas pela Igreja a partir daquela junção entre os poderes político e religioso.

Neste episódio, o foco é o item “Os Bispos de Roma”. O texto é mais extenso em relação a outros da obra. Isso porque o autor espiritual detalha fatos históricos e seus protagonistas: os pais da igreja, clérigos destacados a partir do século IV.

Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) comentam o conteúdo. Eles ressaltam alguns pontos daquele período de transição cristã quanto ao impacto que tiveram no exercício da fé. Os romances históricos do próprio Emmanuel ajudam a ilustrar.

Contudo, os amigos apontam sobretudo para o exemplo católico como alerta para o movimento espírita. Os adeptos da terceira revelação não estão isentos aos riscos do dogmatismo, da intransigência e da perseguição.

Filosofia de Emmanuel tem produção do portal Espiritismo.NET. Ele se dedica à obra intitulada com o nome do benfeitor. O livro foi psicografado por Chico Xavier em 1937.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment