X

#39 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | INOVAÇÕES E DOGMAS ROMANOS

“A história do papado é a do desvirtuamento dos princípios do Cristianismo, porque, pouco a pouco, o Evangelho quase desapareceu (…)” Essa dura sentença está no texto “Inovações e Dogmas Romanos”, analisado neste episódio.
O livro “Emmanuel” tem duas grandes partes. A primeira, “Doutrinando a fé”, traça uma extensa linha descritiva da evolução das religiões na história e de seus postulados. No terceiro capítulo, o benfeitor dedica-se à cooptação da doutrina cristã por Roma. E mostra como esse marco levou a uma progressiva descaracterização dos ensinos de Jesus em sua simplicidade.
O trecho estudado aqui traz vários exemplos. Dogma é uma convenção que, uma vez estabelecida em um grupo, torna-se inquestionável. No caso do Catolicismo, conforme o texto, quase todas as instituições de culto tiveram origem eminentemente humana, não divina.
Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino), mais uma vez, trazem o teor para dentro do movimento espírita contemporâneo. As “inovações” questionáveis servem de alerta aos seguidores da terceira revelação. Para que não repitam os equívocos alimentados por ganância e vaidade. “Filosofia de Emmanuel” é produzida pelo portal Espiritismo.NET.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment