X

#41 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | A BASE RELIGIOSA

A relação e as divergências entre ciência e religião, entre razão e sentimento, destacam-se no episódio. Ele abre o estudo do capítulo 4 de “Emmanuel“: “A Base Religiosa”. Os comentários gravitam ao redor da breve introdução ao conteúdo.

O autor espiritual parte das rupturas presentes para uma projeção otimista de comunhão futura. “Uma e outra se completam no processo de evolução de todas as almas para o Criador”, afirma. E o benfeitor justifica que as limitações das percepções humanas na atualidade são o óbice para a confluência das áreas.

Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) comentam o trecho. Eles lembram iniciativas de abertura científica à pesquisa espiritual. E lamentam dogmas, inclusive da ciência, que agem com abismos de separação.

Porém, a parte inicial do vídeo retoma um assunto debatido no episódio anterior. Na conclusão do capítulo 3, Emmanuel comenta da inexistência de elementos divinos na instituição da Igreja. E os amigos fazem a distinção desta em relação aos religiosos. E ressaltam o caráter fundamental da fidelidade ao Evangelho como definidor do propósito do cristão.

Filosofia de Emmanuel tem produção do portal Espiritismo.NET. A série se dedica à primeira obra do Espírito psicografada por Chico Xavier em 1937.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment