X

#42 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O TÓXICO DO INTELECTUALISMO

“O Tóxico do Intelectualismo” é o tema do episódio. Este tópico faz parte do capítulo “A Base Religiosa”, o quarto da primeira parte do livro “Emmanuel”. O destaque do pensamento do benfeitor está nos esforços da ciência e da academia em apagar a fé e a religiosidade na formação dos homens.

Contudo, na visão do autor espiritual, essa é uma empresa fadada a fracassar. Isso porque a condição espiritual, transcendental, do ser humano é inata. “Pede-se uma educação sem Deus, o aniquilamento da fé, o afastamento das esperanças numa outra vida, a morte na crença nos poderes de uma providência estranha aos homens. Essa tarefa é inútil.”

Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) comentam o texto. Eles iniciam refletindo sobre o que entendem por intelectualismo. Concluem referir-se a um adoecimento moral da faculdade intelectual. Além disso, observam a tendência moderna destacada no trecho como um movimento de reação a séculos de condução manipuladora da fé. E salientam o esforço da Doutrina Espírita em buscar conciliar religião e ciência.

Filosofia de Emmanuel é uma série do portal Espiritismo.NET. Ela estuda a primeira obra do benfeitor, que leva seu nome no título. O livro foi psicografado por Chico Xavier em 1937.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment