X

#45 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O SUBLIME LEGADO

“Nenhuma teoria científica, nenhum sistema político, nenhum programa de reeducação poderá roubar do mundo a ideia de Deus e da imortalidade do ser, inatas no coração dos homens.” Novamente adotando um tom incisivo, Emmanuel escreve sobre “O Sublime Legado”. O tópico é o foco de análise do episódio.

Os atritos entre a ciência e a fé vêm sendo desenvolvidos pelo benfeitor no capítulo 4, “A Base Religiosa”. Refletindo na década de 1930, durante uma modernidade tecnicista e racional às portas da II Guerra Mundial, ele faz uma defesa vigorosa da Religião. Única capaz de consolar a humanidade, ela sobreviveria aos avanços materialistas.

Comentam essas reflexões Jailton Pinheiro, Victor Hugo (Menino) e Tarcio Rodrigues. Eles mencionam as questões de “O Livro dos Espíritos” que corroboram Emmanuel. Especialmente na primeira parte da obra-mãe do Espiritismo, são tratadas as noções da imanência do sentimento divino e da adoração pelos diferentes povos. Além disso, lembram da vivência das provas como gatilhos para o exercício da fé.

Esta série tem produção do portal Espiritismo.NET. Ela se dedica ao pensamento do autor espiritual no livro “Emmanuel”. Esta foi sua primeira publicação<span;> psicografada por Chico Xavier.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment