X

#46 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | RELIGIÃO E RELIGIÕES

“O que se faz preciso, em vossa época, é estabelecer a diferença entre Religião e religiões”. Com seu notório poder de síntese, Emmanuel faz essa distinção. E é ela o tema do episódio deste estudo, produzido pelo portal Espiritismo.NET.

O item integra o capítulo 4 do livro, “A Base Religiosa”. Nele, o benfeitor defende a religiosidade e a espiritualidade no mundo moderno. Em face à hegemonia da razão científica, argumenta que a dimensão transcendente é inata ao homem e essencial em sua evolução.

No trecho em destaque aqui, está a conhecida associação do autor entre Religião e sentimento. Ele, então, diferencia esse preceito individual das instituições religiosas. Estas, enquanto construções de seres humanos, são tão falíveis como eles. E o desfecho do seu pensamento é incisivo.

Gustavo Silveira e Jailton Pinheiro promovem conexões do tópico com outros escritos de Emmanuel. A partir de alguns relatos particulares, trazem suas reflexões para o movimento espírita. E este, salientam, deve ser distinguido do Espiritismo. Frustrações com companheiros de caminhada comumente ocorrem. Importa evitar julgamentos, pois somos todos passíveis de errar. E seguir a trilha da Doutrina.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment