X

#53 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O PROGRESSO ISOLADO DOS SERES – 1ª PARTE

O item “O Progresso Isolado dos Seres” tem somente dois parágrafos. Contudo, motivou este episódio e o próximo de Filosofia de Emmanuel, série do portal Espiritismo.NET. No trecho, que integra o capítulo 5 do livro em estudo, o benfeitor trata do esforço individual e constante que resulta em evolução.

Gustavo Silveira e Jailton Pinheiro tecem reflexões recheadas de exemplos. O atleta bate um recorde mundial em sua modalidade. Um artista lança um trabalho que influenciará gerações. Um cientista faz uma descoberta que altera os rumos de grandes coletividades. Esses são casos de consagração. Mas quanto aqueles Espíritos se dedicaram, isoladamente e em muitas vidas, até aquelas conquistas?

O autor espiritual identifica três eixos nesse esforço individual que se desdobra em benefícios sociais. São eles o sacrifício, o trabalho e a abnegação. E, a partir do tripé, a conversa aborda os campos de progressão do cotidiano: as relações familiares, afetivas e profissionais. Nessas searas essenciais, como identificar a fronteira entre sacrifício e vaidade ou egoísmo?

“Emmanuel” foi lançado pela FEB em 1937. E é a primeira obra psicografada por Chico Xavier de autoria de seu mentor.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment