X

#54 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O PROGRESSO ISOLADO DOS SERES – 2ª PARTE

O item 5.3 da primeira parte do livro “Emmanuel” foi destaque em dois episódios. Em “O Progresso Isolado dos Seres”, o benfeitor descreve a conquista individual por meio do esforço e da abnegação. Esse processo resulta do trabalho de várias encarnações. E frutifica em reconhecimento nas mais diversas áreas, como a arte, a ciência ou a moral.

Mas esta edição de Filosofia de Emmanuel, série do portal Espiritismo.NET, põe a lupa sobre dois itens quase despercebidos no trecho. Um é a sociedade e o outro é a progressão gradual. Gustavo Silveira e Jailton Pinheiro tratam as ideias por esses prismas. E, como de costume, conectam-nas com a Codificação e também com passagens do Evangelho.

O autor espiritual deixa claro que a evolução é individual. Ninguém evolui pelo outro. Contudo, é inegável que ela se afigura impossível em isolamento. Dependermos e apoiamo-nos uns aos outros nas mínimas ações. Igualmente, o progresso de um resultará em benefício para todo o grupo que ele integra.

Além disso, Emmanuel chama atenção para o aspecto gradual do aperfeiçoamento dos seres. “Paulatinamente, vencem imperfeições, aparam arestas, aniquilam defeitos em suas almas (…).” Contudo, muitas vezes, almejamos mais altos patamares de forma precipitada.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment