X

#57 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O QUE SIGNIFICAM AS REENCARNAÇÕES – 1ª PARTE

O capítulo 5 de “Emmanuel“, intitulado “A Necessidade da Experiência”, tem como conclusão o item “O que significam as reencarnações”. O texto é conciso, com três frases em dois parágrafos. Entretanto, rendeu três episódios do estudo da obra, produzido pelo portal Espiritismo.NET.

Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) iniciam lembrando as questões afins em “O Livro dos Espíritos”. Allan Kardec investiga o tema em pelo menos duas delas, a 132 em especial. E o início deste bate-pronto dedica-se principalmente à compreensão dos termos encarnação e reencarnação.

De toda forma, a proposta do autor espiritual é acentuar o caráter fundamental da vida física para o aperfeiçoamento do ser. E este “deve amar a sua existência de lutas e de amarguras temporárias…”

Pode parecer contraditório, num primeiro momento, conceber que a evolução do Espírito se dá, em essência, no mundo material. Os amigos reforçam que aqui é onde se dão as provas e as expiações, elementos necessários ao progresso dos imperfeitos. Já no plano invisível, ainda que propicie meios de aprendizado, são improváveis o convívio com os diferentes e a espontaneidade das atitudes.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment