X

#64 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | A FALHA DA IGREJA ROMANA – 1ª PARTE

Filosofia de Emmanuel, série do portal Espiritismo.NET, inicia a análise de “A Falha da Igreja Romana”. Este é o terceiro item do capítulo 6, “Pela Revivescência do Cristianismo”. O benfeitor traz para o contexto de meados do século XX a necessidade de adoção do Evangelho como matriz ética da humanidade.

O titulo do tópico em estudo é autoexplicativo. O autor aponta a origem dos equívocos da Igreja enquanto zeladora dos ensinamentos de Jesus. Remete ao Concílio de Niceia, ainda no século IV. E aponta no fascínio pelo poder terrestre uma das principais causas dessa derrocada.

Em face dessa revisão crítica, Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino) lançam o olhar para o movimento espírita da atualidade. Ressaltam que este não está isento a equívocos semelhantes, talvez identificados na acumulação de conhecimento.

Independentemente da denominação, contudo, eles refletem sobre o desafio que os preceitos evangélicos representam, seja hoje ou no passado. Adaptá-los às nossas conveniências individuais ou institucionais aponta para um desvio de rota de cujos exemplos a história está repleta.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment