X

#66 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | A FALHA DA IGREJA ROMANA – 3ª PARTE

Filosofia de Emmanuel avança no entendimento da “Falha da Igreja Romana”. Este é um dos itens do sexto capítulo, “Pela Revivescência do Cristianismo”. O livro, lançado pela FEB em 1938, é o primeiro do benfeitor psicografado por Chico Xavier. E constitui o foco da série, produzida pelo portal Espiritismo.NET.

No episódio, fica mais clara as razões pelas quais a instituição católica falhou em sua missão, segundo o autor. Ela não conseguiu traduzir sua doutrina no “desiderato do progresso coletivo e da ética social”. Isso apesar da poderosa influência política e cultural.

Emmanuel ilustra sua tese com o caso da Espanha. Na época em que escreveu, a Europa vivia em convulsão social. E o país ibérico padecia com a guerra civil que resultou na ascensão do regime fascista. E, pelos deslumbres com o poder do mundo, tantas vezes a Igreja se aliou a projetos como aquele. Sem, contudo, contribuir para a plena assimilação da paz e do esclarecimento nas massas.

Gustavo Silveira e Jailton Pinheiro lembram da distinção entre o reino dos homens e o de Deus, esclarecida pelo próprio Mestre. E ressaltam o peso da divisão religiosa por grupos e castas, mencionada no texto, no desvio de rota nos esforços de evangelização. Risco que se observa também no movimento espírita.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment