X

#021 – ESTUDANDO ÊXODO

O estudo de Êxodo à luz do Espiritismo segue a análise do sexto mandamento. “Não matarás”, diz o texto do Antigo Testamento, de forma direta. Os preceitos divinos repassados a Moisés abordam as relações humanas. Os quatro primeiros, dizem respeito ao relacionamento com Deus. E os outros seis, com o outro.

Haroldo Dutra Dias iniciou seu comentário sobre a proibição ao homicídio no episódio passado. Aqui, ele relembra que Jesus, no Sermão do Monte, ampliou a aplicação do mandamento. Já o infringe aquele que sente ira ou exclui seu irmão.

Por essa perspectiva, a lei se mostra mais restritiva. Como amar o Criador odiando uma criatura? Foi o próprio Cristo que ensinou a similitude dos mandamentos “amar a Deus e ao próximo como a si mermo”. Haroldo, então, cita o erro de se excluir os “indesejáveis” nos movimentos religiosos, incluindo o Espírita. Emmanuel, em “Pensamento e Vida”, afirma que o universo é uma cadeia de vidas interligadas à grande vida. Ou seja, eliminar um irmão significa danificar esse tecido universal.

Para concluir sua fala sobre a exclusão, Haroldo faz uma reflexão sobre as ondas de degredo planetário. Importante tratar do tema com humildade, pois pouco se sabe sobre ele. Mas convém jamais desconsiderar a misericórdia de Deus nesses processos. Isto é, não se trata de uma expulsão punitiva de Espíritos. Antes, constitui uma adaptação pedagógica, conforme os relatos sobre os capelinos na Terra.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment