X

#027 – ESTUDANDO ÊXODO

A série Estudando Êxodo à luz do Espiritismo dedica mais um episódio ao nono e penúltimo mandamento. Diz o texto: “não apresentarás falso testemunho contra teu próximo”. Este vídeo aprofunda ainda mais a compreensão da norma. Aborda seus aspectos coletivos e transcendentes.

Haroldo Dutra Dias ressalta um aspecto importante de interpretação. Os Dez Mandamentos, apresentados bem no centro do livro de Êxodo, trabalham a fidelidade do povo hebreu ao Criador. Este havia novamente oferecido uma aliança e requeria uma série de preceitos para a consumação do acordo. O comprometimento com a verdade, em todas as conotações, constituía item necessário a esse relacionamento.

Mas o que toca essa primazia da verdade e a refutação do falso testemunho? Haroldo lembra a dimensão que, infelizmente, a mentira ainda ocupa na nossa sociedade, em suas instituições e relações. Fosse o compromisso com a verdade condição inarredável para todos nós, a Terra não mais seria um orbe de provas e exposições.

Assim, ter ciência de um fato ou uma informação com repercussão na vida de outras pessoas é uma responsabilidade. Pervertê-los ou ocultá-los representa erro. As reflexões sobre a misericórdia divina e sua conjugação à justiça concluem o episódio.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment