X

#032 – ESTUDANDO ÊXODO

Este é um episódio preparatório para uma nova etapa. O estudo de Êxodo à luz do Espiritismo inicia a análise da terceira e última parte do livro. Nele, o “protagonista” é o tabernáculo.
O Senhor Iahweh orientou o povo peregrino, por meio de Moisés, a construir essa grande tenda móvel. Instruiu quanto a suas dimensões e as formas de utilização. Essa edificação inspiraria, séculos mais tarde, a fixação do templo em Jerusalém, pelos reis Davi e Salomão, sobre o monte Sião.
O tabernáculo simboliza a comunhão com Deus, que, por ele, acompanhou os hebreus em sua jornada pelo deserto. Haroldo Dutra Dias afirma ser esse um dos temas fundamentais de toda a Bíblia. E o central da conclusão de Êxodo.
Entretanto, necessita-se extrair o “espírito da letra”. Destacar a perspectiva da terceira revelação na escritura é o objetivo desta série. E Haroldo faz uma analogia com a gastronomia. Antes de cozinhar, é preciso separar os ingredientes.
É o papel do episódio, útil para repassar alguns conceitos do Espiritismo. Entre eles, a escala espírita e a escala dos mundos. Ambas foram descritas por Allan Kardec na Codificação. Segundo Haroldo, esses conhecimentos serão fundamentais para a compreensão da essência do texto.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment