X

#033 – ESTUDANDO ÊXODO

Este estudo de Êxodo à luz do Espiritismo, como de qualquer outro livro sagrado, não se reduz a um esforço de interpretação bíblica. O objetivo é extrair os princípios, as lições, e aplicá-los à vida. Esta, sim, a meta: reunir subsídios úteis para a evolução espiritual.

Assim Haroldo Dutra Dias define a abordagem desta série. Neste episódio, ele dá mais um passo na “construção” do tabernáculo. Este, o ícone central da terceira e última porção do texto. Evidentemente, a intenção é iluminar o espírito da letra associado a essa edificação.

Ela foi uma orientação de Iahweh ao povo em peregrinação, por meio de Moisés. O tabernáculo representaria a presença do Senhor junto aos hebreus até o ingresso na terra prometida. Um detalhe importante é que essa grande tenda móvel cultual deveria estar entre as tendas que abrigavam as pessoas.

O que essa presença diz para a atualidade? As tendas como imagem da encarnação constituem uma chave essencial. E esta é apenas uma pincelada do tema principal da conclusão de Êxodo e meta de todas as criaturas: a comunhão com Deus. Haroldo faz ainda ricas associações entre o teor do texto e a Codificação Espírita.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment