X

#035 – ESTUDANDO ÊXODO

Haroldo Dutra Dias aproveita o episódio para responder algumas dúvidas dos amigos internautas. Elas abordam temas importantes para a progressão do estudo de Êxodo à luz do Espiritismo.

A série passou a tratar do tabernáculo nos últimos vídeos. A construção da tenda móvel para culto foi uma recomendação do próprio Iahweh. Ela deveria acompanhar o povo em peregrinação até a terra prometida.

A edificação ocupa papel importante na terceira e última porção do livro. Nessa parte, o caráter central da relação com o Senhor é a comunhão. E o tabernáculo representa essa presença junto aos hebreus libertos do Egito.

Acontece que suas dimensões, sua distribuição arquitetônica e sua utilização ritualística estão carregadas de símbolos. Haroldo comenta alguns deles. E interpreta-os a partir de conceitos da terceira revelação.

A motivação veio das questões formuladas sobre assuntos diversos, embora ligadas ao estudo. Entre eles, evolução espiritual, as escalas espírita e dos mundos, a realidade da Terra como orbe de provas e expiações e a transição planetária.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment