X

#038 – ESTUDANDO ÊXODO

O estudo de Êxodo à luz do Espiritismo entra no tabernáculo de Moisés. A grande tenda é o elemento central desta nova temporada. Ela representava a presença de Yahweh junto ao povo hebreu em peregrinação no deserto. Era o símbolo da comunhão com o Criador no caminho até a terra prometida.

Com ajuda de ilustrações, Haroldo Dutra Dias apresenta as três partes do santuário. A primeira delas era o Pátio Externo, onde se praticavam os sacrifícios de animais. A seguinte, o Lugar Santo, onde ficavam os pães e o incenso sagrados. Por fim, a câmara mais interna, o Santo dos Santos, que guardava a Arca da Aliança. Esta, por sua vez, continha as tábuas de pedra em que foram grafados os Dez Mandamentos.

Essa estrutura do tabernáculo, séculos mais tarde, fixou-se na arquitetura do Templo de Salomão, em Jerusalém. No entanto, Haroldo ressalta que é a versão inicial, móvel, que será motivo de estudo aqui. Afinal, constitui o modelo descrito no texto de Êxodo.

Trata-se de um formato arquitetônico e ritualístico repleto de simbolismos. E eles serão analisados a partir dos princípios espíritas. E a parte interna do tabernáculo, o Santo dos Santos, será a primeira estudada.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment