X

#040 – ESTUDANDO ÊXODO

O que é a Leide Deus? Como ela se expressa? E onde está escrita? Essas são questões-chave neste episódio do estudo de Êxodoà luz do Espiritismo.

A terceira aproxima-se muito da 621 de “O Livro dos Espíritos” e, por isso, é fácil identificá-la. Mas a razão de destacar essas perguntas deve-se ao início das reflexões sobre o Santo dos Santos. Esta era a câmara mais interna do tabernáculo e onde ficava a Arca da Aliança.

É significativo o nome da arca, considerando-se o fato de que ela guardava as tábuas com os Dez Mandamentos. Ou seja, firmar uma aliança com Deus significava conhecer e cumprir seus preceitos morais. Haroldo Dutra Dias revisita o processo de como eles foram recebidos por Moisés, conforme o texto de Êxodo.

E propõe um pensamento a respeito da lei divina. Sua referência é “A Gênese”, de Allan Kardec. É ela o “pensamento que anima sem interrupção todas as coisas. Que tudo penetra, força inteligente e permanente que mantém a harmonia em tudo.” Haroldo trata ainda do papel do fluido cósmico (ou matéria cósmica) como veículo de expressão da ordem universal.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment