X

#045 – ESTUDANDO ÊXODO

O destaque deste episódio do estudo de Êxodo à luz do Espiritismo é o paralelo entre o tabernáculo e a escala espírita. Haroldo Dutra Dias inicia a comparação das duas estruturas. O foco trabalhado é o da trajetória evolutiva.

A escala está na segunda parte de “O Livro dos Espíritos”. No texto, Allan Kardec descreve as ordens e classes de Espíritos segundo o grau de pureza. Ela se divide em três partes, tal como a tenda erguida pelos hebreus no deserto sob orientação do Senhor.

Na abertura do vídeo, Haroldo faz uma revisão das três câmaras do tabernáculo e da utilidade de cada uma. Também rememora as características gerais das ordens espíritas. Em ambos os casos, chama atenção a progressão.

Por essa abordagem, o perfil dos indivíduos, juntos, resulta no assumido pela coletividade. A Terra ainda é um planeta de provas e expiações. Seus habitantes ainda necessitam passar por experiências físicas dolorosas e reparar erros do passado. Esse justamente constitui o propósito, de acordo com a ritualística, do átrio dos sacrifícios, o mais externo da tenda.

Haroldo, então, reflete sobre como ainda nos figura de difícil a compreensão da pureza espiritual. Ainda assim, salienta para a vigilância de não contrairmos novos débitos em favor de nosso adiantamento.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment