X

#057 – ESTUDANDO ÊXODO

Estamos estudando os elementos do Lugar Santo nesta série que coloca a lente do Espiritismo sobre o livro de Êxodo. A esta câmara interna do tabernáculo, apenas os sacerdotes tinham acesso. Nela, deveriam cumprir os serviços sagrados, conforme as orientações de Yahweh a Moisés no deserto.

Um dos ofícios atribuídos aos iniciados era preservar acesas, permanentemente, as sete hastes do candelabro. A menorah foi objeto dos comentários de Haroldo Dutra Dias nos episódios anteriores. Ela simboliza a Árvore da Vida, presença da Providência Divina na Criação, em constante renovação.

Outro elemento do Lugar Santo era o altar dos pães. Cabia aos sacerdotes preservá-los novos, aptos para o consumo, substituindo os velhos. O que essa oferta significava?

Haroldo lembra que aqueles pães não eram fermentados. E isso remete à Páscoa dos judeus, quando foram libertados do Egito e tiveram que sair às pressas. Assim, a mesa com o alimento dentro do tabernáculo recordava não apenas aquela grande noite do povo. Mas também representava a promessa de banquete celestial a todos os Espíritos que se libertarem, iniciando suas auroras de redenção.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment