X

#063 – ESTUDANDO ÊXODO

Este episódio do estudo de Êxodo à luz do Espiritismo revisita temas importantes. O foco principal está no tabernáculo enquanto analogia da evolução espiritual.

Haroldo Dutra Dias responde as perguntas dos internautas. E reforça serem os princípios da terceira revelação a fonte de suas análises. Para fruir esse conhecimento divino, segundo ele, convém abrirmos mão de nossas opiniões e nos disponibilizarmos.

Estamos estudando a estrutura da tenda móvel, bem como seus símbolos. Sua construção foi determinada a Moisés por Yahweh. Este estaria simbolicamente presente, junto ao povo hebreu no deserto, por meio do tabernáculo.

As partes da edificação e os respectivos tipos de culto constituem perfeita representação pedagógica do progresso humano. Haroldo explica, por exemplo, o sentido do sacrifício de animais no pátio. Tratava-se de uma alegoria concreta da expiação.

E a meta é atingirmos o Santo dos Santos, a câmara mais interna. Esse constitui o local de pureza, de comunhão com Deus, representado pela primeira ordem da escala espírita. Como na consciência humana, nele reside a Arca da Aliança, que guarda as tábuas da Lei.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment