X

#065 – ESTUDANDO ÊXODO

O tabernáculo porta poderosos símbolos da relação de Deus com os seres humanos. Sua interação é tanto individual quanto coletiva. É tanto transcendente quanto imanente. Ou seja, está além da criação, mas intervém nela. E orienta sua trajetória com sua luz, por meio de sua coluna de fogo.

Aprendemos também que a tenda móvel, representa cada um de nós, templos do Criador. Guarda, em suas câmaras, as fases da evolução espiritual. Até que se atinja a perfeita comunhão com o Senhor, no Santo dos Santos.

Por toda essa carga simbólica, a edificação do tabernáculo em meio ao povo em peregrinação no deserto oferece elementos pedagógicos atemporais. E este estudo de Êxodo à luz do Espiritismo vem identificando a progressão humana no planeta, por meio de múltiplas encarnações, na narrativa dos hebreus rumo à terra prometida.

Neste episódio, a partir da edificação, Haroldo Dutra Dias trabalha alguns atributos divinos, conforme a perspectiva espírita. Daí, desenvolve pontos da Lei universal, como o livre-arbítrio e os dispositivos de causa e efeito. Cabe-nos a confiança da perfeição do Pai.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment