X

#069 – ESTUDANDO ÊXODO

O Portal SER acaba de lançar o segundo volume do Estudo de Gênesis à luz do Espiritismo. Essa obra e a anterior resultam da série com Haroldo Dutra Dias dedicada ao primeiro livro do Pentateuco de Moisés. Seus 105 episódios estão disponíveis na plataforma Espiritismo.TV.

Este estudo de Êxodo celebra o lançamento e aborda temas em comum nos escritos. Afinal de contas, Deus é um e a Torá é uma. E o ponto de partida é o versículo 26 do primeiro capítulo de Gênesis. O texto trata da criação do homem no sexto dia.

Haroldo recorre à origem hebraica do sentido de ser humano. De addam deriva não apenas o nome Adão, mas também homem e terra argilosa. A ele Deus confiou as demais criaturas: os animais da água, os do ar e os que rastejam sobre o chão.

Essa sequência da criação se repete em Êxodo, nas dez pragas do Egito. Além desse paralelismo, verifica-se a presença da serpente em ambas as narrativas. Haroldo reflete a respeito da necessidade de elevação da crosta, sobre a qual rasteja o homem-víbora. É desse arquétipo que devemos buscar nos afastar nesta peregrinação terrena. A luz que direciona a redenção é Jesus, homem-celeste, último Adão.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment