X

#002 – ESTUDANDO ISAÍAS

Neste segundo episódio, Haroldo Dutra Dias inicia a apresentação dos temas centrais do livro de Isaías. Para isso, importa conhecer um pouco do contexto histórico-cultural em que viveu o profeta.

Este estudo é o terceiro promovido pelo conferencista e pesquisador sobre o Antigo Testamento. Contudo, é o primeiro dedicado a uma obra profética. Daí a necessidade de se compreender a figura do profeta. No vídeo anterior, Haroldo ressaltou que não se deve tomá-lo por mero instrumento inerte pelo qual Deus (ou a espiritualidade) fala. Não, não seria uma espécie de microfone.

O profeta é um ser humano dotado de inteligência, sentimento e vontade próprios. Assim sendo, está inserido numa comunidade, com os costumes de seu tempo. E esse personagem, dono de uma sensibilidade especial no trato com as verdades espirituais, tem vocação para a denúncia.

Assim se dá com Isaías. Seu contexto é Israel dominado pelo império assírio. Essa hegemonia ameaçou o monoteísmo hebreu. E levou o profeta a levantar sua voz contra uma tríade prejudicial: a idolatria, a prostituição e a opressão.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment