X

#020 – ESTUDANDO ISAÍAS

Este é um episódio de preparação dentro do estudo de Isaías à luz do Espiritismo. Ele aborda conceitos e tradições que merecem atenção especial. Esse detalhamento será útil para retomada do mergulho no livro profético.

Haroldo Dutra Dias trabalha aqui dois temas em específico. Eles estão entrelaçados. E reforçam o argumento de que conhecer o Antigo Testamento propicia a aquisição de chaves de interpretação do Evangelho.

O primeiro ponto é o caráter pedagógico da revelação divina. Haroldo alerta para o erro de se confundir o Criador, racionalmente inconcebível, com as verdades que Ele permite revelar. E apresenta os textos, testemunhos e tradições que tratam da revelação como jogos didáticos adaptados ao nível de compreensão dos “alunos”.

Entre esses materiais pedagógicos está a ritualística. E Haroldo volta a falar do Yom Kippur, o segundo tema central. A cerimônia do Dia da Purificação é uma das mais importantes do calendário hebraico. Destaca-se o dístico “vigiai e orai” despertado pelo “shofar”. O toque do chifre traduz-se em alerta nos corações e conduz ao arrependimento. Ao fim, ele responde questões dos internautas.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment